De acordo com a Associação de Produtores de Cachaça de Alambique do Circuito das Águas Paulista – APCCAP, a região reúne mais de 350 alambiques e produtores de destilados.
Entre os eventos mais aguardados do ano, está o Festival da Cachaça do Circuito das Águas Paulista, que já tem agenda definida para 2023, com objetivo de valorizar o produto regional, unindo as cidades da região.
O evento, que é itinerante, acontece de 9 a 11 de junho, em Serra Negra, e em agosto terá uma edição em Amparo.
“O festival é uma forma também de movimentar o comércio local e reconhecer a tradição e a qualidade das cachaças de alambique produzidas no Circuito das Águas Paulista, mantidas por diversas famílias e gerações”, reforçou o presidente da APCCAP, Jorge Luís Benedetti.
Ele faz parte da Fazenda Benedetti, que sozinha já recebe mais de 200 mil turistas por ano para conhecer e apreciar as cachaças produzidas pela família.
Sendo o método de produção predominante do Circuito das Águas Paulista, a Cachaça de Alambique é uma característica da região, que segue ainda tradições do corte da cana-de-açúcar sem a queima da palha, o uso de fermentação natural e a destilação em alambiques de cobre.
Além disso, o solo, o clima, a água, ou seja, o terroir da região, traz para a bebida muitas histórias e sabores, vindos também dos diversos tipos de madeira utilizados para o descanso e envelhecimento da bebida, que dão sabor, aroma e cor ao destilado.
A notoriedade do produto ganhou tanta fama, que o Sebrae vem auxiliando os produtores com consultorias e apoio na participação de feiras e eventos, treinamentos, reconhecimento do produto local e até na formação da Associação de Produtores de Cachaça de Alambique do Circuito das Águas Paulista.
A recém criada Agência de Desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista, que reúne as principais lideranças dos nove municípios, trabalha junto com o Sebrae na articulação e no apoio direto ao processo de obtenção da indicação geográfica (IG) da Cachaça de Alambique do Circuito das Águas Paulista.
O processo para obter a IG, conduzido e patrocinado pelo Sebrae, também recebe apoio do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), Instituto Federal de São Paulo e participação de diversas entidades locais, Sindicato Rural, CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e do CICAP (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista).
Roteiro de Alambiques para conhecer no Circuito das Águas Paulista
Amparo:
Fazenda Benedetti
Cachaça Fina Flor
Cachaças da Torre
Holambra:
Rancho da Cachaça
Jaguariúna:
Sítio Jequitibá
Lindóia:
Engenho Cavalo de Tróia
Monte Alegre do Sul:
Adega do Italiano/ Pousada da Fazenda
Adega O Rancho
Brisa da Serra Destilaria
Cachaça Campanari
Cachaça Barriga Dura
Pedreira:
Sítio Repouso das Águias
Serra Negra:
Cachaça do Bimbo
Sítio Bom Retiro (Família Carra)
Cachaça do J
BullHof Microdestilaria
Socorro:
Alambique Pioneira
Cachaça Galo Branco
Cachaça Alpi
Fonte: Estrela da Mogiana